quarta-feira, junho 21, 2006

Tugas 2 Ayatollahs 0



Jogámos melhor do que anterior jogo. Cristiano teve melhor. Figo sofreu falta escandalosa (sem repreensão!). Deco mostrou a sua magia. Irão teve as suas oportunidades. Árbitro francês foi mauzinho. Continuo a não gramar Scolari...

sexta-feira, junho 16, 2006

A gestão de resultado por Luis Felipe Scolari contra a Poderosa Angola


Bem,lá ganhámos...É verdade, mas esta selecção não me convence. Marcámos logo bem cedo, porque os angolanos entraram nervosos.
Achei fantástico o "seu" Scolari, meter o Costinha para defender o resultado contra a poderosa Angola! Que por sua vez (à conta da contenção lusa) ganhava cada vez mais ascendente até ao final do jogo.
O Figo mostrou que ainda é um grande senhor do futebol e o VERDADEIRO craque português, ao contrário daquele puto imaturo e exibicionista chamado Cristiano Ronaldo. Continua a não passar a bola, e armar-se em vedeta! O Figo com 21 anos não se portava assim, e nunca pôs o interesse individual acima do colectivo, foi isso que o tornou um dia, o melhor jogador mundial.
O Simão, já nem sei o que dizer! Será que sou o único que vejo que ele não tem categoria internacional?! O homem não tem poder de choque, não tem estampa física para competições internacionais.
O Maniche, entrou e criou perigo como é seu apanágio, bem o haja! O único português que remata fora de área!
Também penso que o Tiago devia ter saído mais cedo, pois o jogo não lhe correu de feição.
Enfim foi um jogo sem sal nem pimenta, para não recorrer a outras palavras mais chocantes.
Uma última nota de registo, parece que o nossos querido povo irmão brasileiro "torceu" por Angola! Com "irmãos" desses...
Agora veremos como é com o Irão.Se irão jogar bem ou não !....





segunda-feira, junho 12, 2006

Festival Intercontinental de Bola XVIII



Aí está o "Mundial" de futebol ! A maior festa da 10ª arte ! A época em que a sociedade torna-se "bolocêntrica".
O 1º "Mundial" que vi foi o do "México 86", recordo-me da repetitiva música, do mascote "Pique", do golo do Carlos Manuel, do maldito Smolarek, e das "bujardas" de Marrocos, entre muitas outras coisas...
Que seja um grande mundial, melhor que o anterior! Que fique para a história, pelas "estórias", pelos golaços, pelas jogadas plásticas, pelas figuras malucas.
Viva ao Futebol ! Viva ao Mundial !

ps- Pus aqui o poster do 1º Mundial de Uruguai 1930, porque é para mim o "poster" mais bonito de todos os mundiais.

domingo, junho 04, 2006


Com 6 nomeações para os "Oscares"- 2 delas nas categorias que me interessam particularmente: Fotografia e Direcção Artística, e imensos prémios em vários Festivais, fui com naturalidade assistir ao recente filme realizado por George Clooney.
A fotografia , aqui pela óptica de Robert Elswit (o mesmo de "Boogie Nights" ou "Magnolia") é interessante, sem encher o "olho". Quase toda a acção foi rodada no estúdio televisivo, com muito fumo. Devo dizer que nunca vi um filme tão tabagista como este! Quase todos os protagonistas fumavam a todo o tempo, o que até é eficaz quando a luz é bem usada, como é o caso neste preto-e-branco. O filme tem coerência estilística, e isso é de saudar. O design daquela década está lá.
Infelizmente, só numa nota à parte, tive a infelicidade, de visionar uma cópia já bem gasta (com riscos), esta que apresentaram no cinema. O som ainda pior. Mas pronto, antes ver o filme assim do que não chegar à R.A.M. !
David Strathairn obviamente que "rouba" o filme aos outros demais actores, pela própria narrativa que centra-se no "pivot" televisivo que desafia o sistema político vigente daquela epoca-50's nos E.U.A. Sem histrionias, é um registo sério, como o papel exigia.
Este é um filme obviamente, com um tema bastante americano, que a eles lhes diz mais do que a nós. No entanto, ficamos assim a conhecer melhor um importante momento histórico-político de um país supostamente democrático que perseguiu os comunistas. As imagens de arquivo do senador McCarthy Que fique bem claro que não sou comunista! :)
E, como este blog, é o espelho do meu espírito crítico e não de outros críticos de cinema (aqueles que muitas vezes , dizem mal dos bons filmes e dizem bem dos filmes insossos). Não me levarei pela crítica em geral, e não o coloco num alto pedestal. É natural, que o filme tenha sido sobrevalorizado pelo conteúdo político , pelo realizador, e pelo momento que os E.U.A. atravessa.
Não escrevo , nem digo que este filme seja uma obra fabulosa. É no entanto, um bom documento "estilizado" , com bons actores , mas acho que justifica-se mais na categoria de telefilme.