terça-feira, janeiro 13, 2009

J.F. Eckersberg


Muito se tem falado sobre Max Romer, o artista alemão que teve prolifera produção por esta terra afortunada, contudo ; hoje proponho falar de um grande artista norueguês que viveu durante 2 anos na Madeira, entre 1852 e 1854 mais objectivamente.
Johan Frederick Eckersberg nasceu em Drammen a 16 Junho de 1822 e faleceu a 13 Julho de 1870 em Sandvika (sul da Noruega). Aquando uma estada profissional na Holanda (1838-41) , começou a interessar-se por arte holandesa antiga e aprendeu a copiar pinturas. Quando volta para Oslo, torna-se aluno na Tegneskolen e aprende a pintar paisagens. Posteriormente inscreveu-se na Academia de Dusseldorf sempre especializando-se em paisagem.
Terminado o seu período de aprendizagem, funda uma escola de pintura na então designada Christiania. A capital deste país, aliás passou por três nomes na sua história, primeiro como Christiania, depois Kristiania e finalmente Oslo.
Eckersberg foi mestre de Otto Ludvig Sinding, que por sua vez foi professor do nosso conhecido Max Romer em Paris.
Sabe-se muito pouco sobre a estada de J.F.Eckersberg na Madeira. Veio para cá com 30 anos e pintou uma série de paisagens madeirenses que compõem um álbum impresso pela Casa Just Autry & Ca. de Dusseldorf. Existem pelo menos nesse álbum, imagens da Penha d'Águia, Funchal, Rabaçal, São Vicente, São Jorge e Boaventura.
Em 1852 pinta esse belo quadro acima, relativo ao Cabo Girão. A entrada de Câmara de Lobos em todo o seu esplendor de tons vivos.A imponência do Cabo Girão é notória (que com certeza lhe trazia recordações dos penhascos noruegueses). Repare-se que o autor não se quis limitar à imagem "panorâmica" e inclui dois vindimadores e uma senhora trabalhadora. A vertente etnográfica está presente.
Este quadro é pois certamente, uma obra de grande importância, primeiro porque é um documento visual daquela época, e em segundo porque é a nossa terra vista por um forasteiro. Lamento só, que Eckersberg não tivesse permanecido mais tempo na Madeira, pois o enriquecimento do espólio visual da região seria ainda mais notório.
Este quadro pode ser visto "in loco" no Museu Quinta das Cruzes.
Para finalizar, saiba-se que na primavera de 2000 foi vendido um quadro seu intitulado "Fram Romsdalen,1867" (abaixo) por 2,3 milhões de coroas . Esta zona de Sandvika foi largamente pintada por Eckersberg e os seus pupilos.
Existe uma litografia deste quadro no Norsk Folkemuseum (que já tive a felicidade de visitar, embora não me recorde particularmente deste quadro).