domingo, junho 04, 2006


Com 6 nomeações para os "Oscares"- 2 delas nas categorias que me interessam particularmente: Fotografia e Direcção Artística, e imensos prémios em vários Festivais, fui com naturalidade assistir ao recente filme realizado por George Clooney.
A fotografia , aqui pela óptica de Robert Elswit (o mesmo de "Boogie Nights" ou "Magnolia") é interessante, sem encher o "olho". Quase toda a acção foi rodada no estúdio televisivo, com muito fumo. Devo dizer que nunca vi um filme tão tabagista como este! Quase todos os protagonistas fumavam a todo o tempo, o que até é eficaz quando a luz é bem usada, como é o caso neste preto-e-branco. O filme tem coerência estilística, e isso é de saudar. O design daquela década está lá.
Infelizmente, só numa nota à parte, tive a infelicidade, de visionar uma cópia já bem gasta (com riscos), esta que apresentaram no cinema. O som ainda pior. Mas pronto, antes ver o filme assim do que não chegar à R.A.M. !
David Strathairn obviamente que "rouba" o filme aos outros demais actores, pela própria narrativa que centra-se no "pivot" televisivo que desafia o sistema político vigente daquela epoca-50's nos E.U.A. Sem histrionias, é um registo sério, como o papel exigia.
Este é um filme obviamente, com um tema bastante americano, que a eles lhes diz mais do que a nós. No entanto, ficamos assim a conhecer melhor um importante momento histórico-político de um país supostamente democrático que perseguiu os comunistas. As imagens de arquivo do senador McCarthy Que fique bem claro que não sou comunista! :)
E, como este blog, é o espelho do meu espírito crítico e não de outros críticos de cinema (aqueles que muitas vezes , dizem mal dos bons filmes e dizem bem dos filmes insossos). Não me levarei pela crítica em geral, e não o coloco num alto pedestal. É natural, que o filme tenha sido sobrevalorizado pelo conteúdo político , pelo realizador, e pelo momento que os E.U.A. atravessa.
Não escrevo , nem digo que este filme seja uma obra fabulosa. É no entanto, um bom documento "estilizado" , com bons actores , mas acho que justifica-se mais na categoria de telefilme.





Sem comentários: