quarta-feira, novembro 28, 2007

hà 70 anos a primeira vitória contra o vizinho

Hoje venho falar-vos de da 1ª vitória lusa contra "nuestros hermanos" na história da nossa selecção.Precisamente hà 70 anos!
E tem na realidade contornos curiosos. Portugal então treinado por Cândido de Oliveira disputou o jogo com 13 jogadores naquele que foi o 13º encontro entre Portugal e Espanha.

O jogo foi em Vigo, na Galiza, a 28 de Novembro de 1937.Portugal alinhou com João Azevedo; José Simões,Gustavo Teixeira; Mariano Amaro, Francisco Albino, Carlos Pereira; Adolfo Mourão, Artur Quaresma, Manuel Soeiro, PINGA e Alferdo Valadas, assim como Gaspar Pinto e Guilherme Espírito Santo.
No dia seguinte no jornal "Pueblo Galego",o jornalista galego escreveu: "...o triunfo alcançado por Portugal, muito justo e muito justo porque sobre o terreno de jogo se mostraram superiores em tudo: em forma, em classe e sobretudo em entendimento entre as diversas linhas da equipa."
Pinga fez o 1-0 (claro), Valadas o 2-0 e Gallart marcou o tento espanhol.
Depois do jogo, Cândido de Oliveira terá mostrado aos seus jogadores um pequeno chifre de marfim que o jogador Mourão encontrou escondido, atrás duma das balizas.Houve quem pensasse que teria sido feitiçaria para quebrar o "enguiço" (de não vencer aos espanhóis) que perdurava hà 16 anos !

O que é certo é que a alegria foi imensa, que parecia que Portugal tinha vencido um Mundial ! Rezam as crónicas, que quando o seleccionado passou por Espinho na sua viagem de comboio, houve fogo-de-artíficio!
Reparem agora no belo equipamento que a selecção ostentava naquela altura, com as cores verdadeiramente nacionais (azul e branco).Com as quinas a meio da camisa.
Por último, de referir que o penúltimo da direita para a esquerda em pé ao lado do senhor de boné, não é senão o grande madeirense e portista Artur de Sousa Pinga!


2 comentários:

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Ah ganda Pinga!!!Além de ser madeirense, também era um dragão de nomeada! Só é pena ter enveredado pelos lados do Almirante Reis. Se ainda fosse do uniãozinho, mas daí ninguém pode ser perfeito!

Grande abraço, Rod!

lety disse...

ola rodrigo!Sou a Letícia,trabalhei ctg na motor fashion,tenho um carro para vender pk ñ posso ficar com ele,ta em optimas condiçoes e tem uma cor lindissima e super brilhante,é desportivo,para kem interessar por favor ñ hesitem em entrar em contacto cmg.Tb podem dar uma olhadinha pelo meu blog estam la tdas as informaçoes necessarias.ñ paga nada p ver.Agradeço desde ja a colaboraçao!