segunda-feira, fevereiro 18, 2008

ARTE FOTOGRÁFICA PURA


Quero partilhar com os prezados visitantes a este blog, provavelmente "a fotografia" que eu mais gosto de sempre!
Intitula-se "Dali Atomicus" e foi realizada pelo letão Phillippe Halsman em 1948.
Recordo-me que da primeira vez que a vislumbrei, então na aula de Fotojornalismo na Universidade Autónoma de Lisboa, fiquei completamente siderado! Era "Arte pura" em registo fotográfico! Fiquei boquiaberto e de olhos arregalados.

É Obviamente uma fotografia com uma grande carga de encenação, onde os adereços contribuem muito para o enriquecimento da imagem. Mas eu tanto gosto de fotografias simples como das muito produzidas.
A expressão "louca" de Dali, o rasto de água (visualmente irresistível), os gatos voando, a cadeira em suspensão assim como o cavalete, e todo o ambiente artístico de atelier perfazem uma foto verdadeiramente fabulosa plena de beleza e com conteúdo!
Parece que entramos na mente surrealista de Dali neste momento, e para sempre...
Hoje é possível fazer isto tudo em programas de edição de imagem, mas não requer a criatividade, dificuldade, paciência e originalidade que teve então.
É também um documento da época e dos intervenientes, que traduz perfeitamente os estilos e personalidades destes 2 grandes artistas (por um lado o "surreal" de Dali e por outro o conceito de "Jumpology" que Halsman desenvolveu).
Para mim é a fotografia que exterioriza melhor toda a genialidade e fantasia de um dos homens mais admiráveis e peculiares que a humanidade conheceu.
Se ainda alguém tiver a estúpida ousadia de dizer que fotografia não (poder) ser Arte, esta é a melhor resposta a esses fotocépticos.

Conta-se que à contagem de "três!" os assistentes de Halsmann lançaram os 3 gatos e um balde de água e aos "quatro!" Dali saltou , enquanto a mulher de Halsmann segurou na cadeira do lado esquerdo, estando os cavaletes suspensos por cordéis.
Foram precisas 26 tentativas e 5 horas para alcançar o resultado que Halsmann pretendia.
A fotografia teve o título de "Dali Atomicus" por causa do quadro de Dali: "Leda Atomica", o quadro aparece do lado direito da imagem.
Estávamos nos anos 40, na era atómica, e o quadro e a fotografia reflectem a ideia que tudo devia estar em suspensão, como o átomo.
A fotografia foi publicada com honras de destaque de 2 páginas na revista Life.
Dali e Halsman colaboraram artisticamente mais de 40 anos, incluindo 32 fotografias para o livro "Dali's moustache".

A título de curiosidade, em baixo, podemos ver "Leda Atómica" de Dali (Gala, mulher de Dali como modelo).

Sem comentários: