segunda-feira, janeiro 09, 2006

o "nAvoeiro" do sr.Rupert Wainright!...


Ora bem, não posso dizer que tenha começado bem o meu ano cinéfilo! Decidi hoje dar um pulo no Forum e ver "The Fog", remake do filme de 1980 do singular John Carpenter (João Carpinteiro para os portugueses :)
O enredo até é simples, trata-se de um grupo de marinheiros do séc.XIX que tenta vingar-se dos antepassados dos actuais habitantes de uma pequena localidade, que lhes haviam traído num contrato de concessão da ilha e inclusive os terem morto.
O Carpenter até esteve envolvido nesta nova versão, mas a verdade é que não se notou nada do seu toque.Este filme é mais uma prova do que Hollywood anda a apostar: no mirabolante recurso de efeitos sem justificação prática.Mas até nesse ponto, nem posso dizer que tenha ficado impressionado, não vi "planos" fortes de estética de horror.O realizador usou e abusou do susto pelo susto, recorrendo a efeitos sonoros de decibel elevado para pregar "cagaços", mas a mim não me pregou!
Esta longa-metragem não tem um décimo do estilo, da envolvência, da primeira versão.A banda sonora está a milhas do minimalismo electrónico de Carpenter!
Nas representações, destaco pela negativa o actor principal: Tom Welling, canastrão! Pouco à vontade, não sabia se mexer.Ele que é o actor da série "Smallville", a qual passa na RTP, mas que nunca vi.
É caso para dizer, que o melhor do filme é o poster!

Sem comentários: