segunda-feira, maio 08, 2006

Giaccomo onde tás?


Não foi certamente, o que eu, e aposto que muitos mais estavam à espera do novo "Casanova" de Lasse Halstrom. Lasse que refira-se, é até um realizador bem cotado no mercado artístico e comercial.
O filme de biográfico em relação ao maior amante de todos os tempos, tem pouco. Esta nova versão é uma comédia a puxar para o "burlesco". Comédia com alguns momentos de situações físicas caricatas, mas nunca se tornando uma comédia de culto, longe disso!...
O facto de o personagem principal ser Giaccomo Casanova é indiferente, podia ser perfeitamente outro qualquer veneziano daquele tempo. Onde está o Casanova que todos nós sabemos: culto, falador, boémio?
Heath Ledger não está à dimensão de uma "lenda" como Casanova, mas aí o argumento também tem culpas. Saliento o (iraniano!) Omid Djalikli no papel de Lupo, o ajudante de Casanova. Apesar de chegado a uma certa altura do filme, em que desaparece. Sienna Miller, preferimo-la loura com certeza, assim, não sei explicar porquê, mas perde beleza! Ainda aparece um Oliver Platt perfeitamente destinado como o "rei da banha". E, Jeremy Irons pela enésima vez volta num papel para personagem de "época", cumpre.
O argumento é simples ainda que contenha "trocas e baldrocas" de nomes e indivíduos.
A direcção artística e guarda-fato estão primorosas, verdade seja dita! Conseguimos entrar na Veneza do séc.XVIII, o que é um regalo para os olhos. A música como se esperava é da altura (não?) .
É um "filmezinho" para entreter com algumas risaditas, que apropria-se (desonradamente) do nome duma personalidade histórica e para criar uma aventura rocambolesca.
Quando se vê filmes assim até é fácil escrever uma crítica :)
Estou 99,9 % certo que a outra versão de Federico Fellini é muitíssimo melhor e que faz jus ao estatuto do seu realizador assim como do famoso retratado.

Sem comentários: