segunda-feira, maio 15, 2006

Missao: Humanizar Ethan


J.J.Abrams, homem em "alta" nos EUA, homem da TV , foi o convidado para completar a franchise da MI. Sinceramente, não sei se não terei efectivamente preferido o 2º filme. Mas para emitir melhor opinião, teria que o rever. Não gostei foi do 1º! Mas isso já foi a algum tempo, e também não sabia "ler" um filme por essa altura...
Voltando ao filme propriamente dito, fiquei decepcionado no início, com os créditos iniciais, esperava algo com acção adequado à famosa música. O que apanhamos é pura e simplesmente os respectivos nomes. Como diz Martin Scorsese , o genérico é bastante importante e lança o tom. Aliás, o próprio filme prescinde do famoso tema da série, penso que JJA quis remodelar completamente o conceito do filme...Com vantages e desvantagens.
A melhor secção do filme é na minha humilde opinião, a do rapto a Owen Davian (Hoffman) no Vaticano, embora como se saiba não tenha sido realmente filmada lá. É a parte do filme, em que se consegue tirar melhor partido do espírito da equipa, dos gadgets (que são deleitosos! Rói-te de inveja Bond ! :) . Mas também existe um "plano" em que o meu carro de sonho é explodido: o Lamborghini Murcielago ! Isso não se faz !!! :)
Este realizador quis claramente dar outra face ao agente Ethan Hunt (Cruise), mais humana, mais sensível, mais "gajo que leva vida normal", exceptuando o seu trabalho!.. E, para isso recorre muito a grandes planos onde se vêem os olhos lacrimosos, as "falinhas" românticas, a conversas pessoais em pleno trabalho (o que eu achei mal, recorde-se as conversas de Luther (Ving Rhames) com Ethan sobre a sua vida amorosa).
Hoffman está bem como o vilão, mas depois do que vi escrito, esperava uma interpretação fabulosa. É uma boa interpretação, não me levem a mal! Aliás, também partilho da opinião que P.S. Hoffmann é um grande actor.
Atenção a Maggie Q (Zhen) uma mulher bonita (verdadeiro cocktail genético, descobri que é Polaca-Irlandesa-Vietnamita-Americana)!
O final tem as suas reviravoltas e supresas, o realizador não foi capaz de "assassinar" a Julia (Michelle Monaghan)-querida de Ethan, o que teria óbvias quebras no box-office, mesmo que por momentos pensemos que ela realmente tenha morrido.
A morte do vilão tem a sua piada , originalidade e rapidez !
Filme de acção ,de entretenimento, para ver com pipoca e arrotar Coca-Cola! :)

Sem comentários: